quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Afinal das contas - O sobrenome é Polo, Pallo, Ponno, Paulo ou Polito?

Depende da ocasião. Podem ser todos ou nenhum deles. 

O sobrenome correto da família da minha mãe é POLO (com um L apenas). Se tornou PAULO em função de um erro de grafia ocorrido inicialmente no cartório de Cravinhos - SP, onde em 06/10/1900 ocorreu o casamento civil de meus bisavós. O casamento religioso ocorreu na mesma data e cidade, na igreja de São José.

Outro fato interessante é que sua filha mais velha, Pierina, permaneceu com o sobrenome Polo. Ela após o casamento passou a chamar-se Pierina Polo Constantino.

Meu bisavô se chamava Lino Polo e nasceu na cidade de Santo Stino di Livenza, Venezia, em 24/03/1879, sendo legitimado apenas em 30/06/1886 com o casamento de seus pais, meus trisavós, ocorrido na mesma cidade. Seus pais se chamavam Pietro Polo e sua mãe Antonia Bortolotto. Abaixo a única foto que tenho do meu bisavô, junto de minha bisavó Giulia Zuanon. O charme desta foto são os sapatos dele, bicolores.


A minha trisavó contribuiu para a grande "bagunça" de sobrenomes da família. Descobri através de minha tia Avó Maria, que havia um irmão de meu bisavô que morou na cidade de Guaranésia-MG, onde lá abriu uma padaria. Esse irmão se chamaria João Polito.

Acreditava que era uma alteração de sobrenome, mas aí veio a grande surpresa. Houve um casamento na fazenda Guatapará em 28/02/1889 que casavam Giovanni Polito e Angela (Anna?) Monesin. O nome da mãe era compatível, mas o pai não. O pai do noivo se chamava também Giovanni Polito:


Tempos depois, através do nascimento do meu nonno Lino, o final do mistério: meu trisavô, Pietro Polo, foi o segundo marido de minha trisavó Antonia Bortolotto. Foi um casamento bastante atípico, a qual explicarei em outros posts.

Uma outra coisa interessante é o desembarque, onde os outros 3 irmãos (sim 3 - Stella, Giovanni e Domenico) entraram no Brasil como "Pallo" ou Pollo, de acordo com o museu do migrante da hospedaria de São Paulo. Em 06/10/1900 o padre registrou na ata de casamento meu bisavô como Lino Ponno. Ou seja, dependendo o momento, você pode ser um Polo, Pallo, Ponno, Paulo ou Polito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário