quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Palacete de Fazenda Guatapará

A Fazenda Guatapará tinha duas casas-sede. A "antiga", e o palacete. Conversando com meu tio, relatou-me que a antiga quando desmanchada revelou esqueletos em seu contrapiso. Ou seja, em uma época em que a melhor maneira de se livrar dos inimigos era matando-os, quer melhor maneira de esconder os cadáveres dos inimigos importantes? Quem teria coragem de revistar a residencia do fazendeiro?

Agora o palacete. Que construção incrível. Eu não entendo muito de arquitetura, mas parece ser bem europeu o desenho. Lembrava algo francês, algo Lombardo. Enfim, era bonito pra caramba.

As fotos aqui em sua maioria foram obtidas na internet. Para ilustrar a importância da Fazenda e de sua sede, observem essa foto de 1933, quando o então Embaixador do Japão visitou a Fazenda:


O Rei Albert da Belgica plantando uma muda de árvore em seu jardim em 1920:


Uma comitiva francesa


Outro grupo de pessoas numa foto de 1917, no inicio de sua escadaria:


E Santos Dumont em uma visita em 1922:


Sua demolição faz parte do da tragédia que envolve a falta da Fazenda. Outra foto antiga do palacete:


Seu interior possuía objetos de grande valor artístico e cultural. Tenho aqui na minha casa 3 livros que pertenceram a sua biblioteca (sobre arte - Leonardo, Picasso e Gauguin). Não considere a pessoa que pegou o livro para si um ladrão, mas pensem - salvaram essas relíquias. O que teria acontecido com todos estes objetos que estavam lá? Suas louças, móveis....

Encontrei o trabalho de um pesquisador da USP que além dos croquis, encontrou um inventário das arvores plantadas em seu pequeno horto, cada qual com seu patrono. A maioria destas arvores também foram cortadas:




Quem sabe um dia construo uma casa ao inspirada nessa jóia que não mais existe. 

Gostaria de agradecer e ao mesmo tempo pedir permissão de todos os divulgadores destas imagens, que permitiram que pudesse conhecer mais essa casa que tanto ouvi meus pais comentarem.


4 comentários:

  1. Amei ver as fotos, tudo que vi estava muito bom ! Senti muitas saudades. Orlando Trevisan

    ResponderExcluir
  2. Você está ótimo curti o teu blog "di mais, sô" parabéns !

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Como curioso à respeito de ferrovias, gostaria de confirmar a estação que aparece na foto sendo de Guatapará, a locomotiva era da CMEF? Pois na ampliação que fiz, me parece no tender o nome de outra ferrovia. Poderia me esclarecer? Obrigado!

    ResponderExcluir