A Fazenda Guatapará tinha duas casas-sede. A "antiga", e o palacete. Conversando com meu tio, relatou-me que a antiga quando desmanchada revelou esqueletos em seu contrapiso. Ou seja, em uma época em que a melhor maneira de se livrar dos inimigos era matando-os, quer melhor maneira de esconder os cadáveres dos inimigos importantes? Quem teria coragem de revistar a residencia do fazendeiro?
Agora o palacete. Que construção incrível. Eu não entendo muito de arquitetura, mas parece ser bem europeu o desenho. Lembrava algo francês, algo Lombardo. Enfim, era bonito pra caramba.
As fotos aqui em sua maioria foram obtidas na internet. Para ilustrar a importância da Fazenda e de sua sede, observem essa foto de 1933, quando o então Embaixador do Japão visitou a Fazenda:
O Rei Albert da Belgica plantando uma muda de árvore em seu jardim em 1920:
Uma comitiva francesa
Outro grupo de pessoas numa foto de 1917, no inicio de sua escadaria:
E Santos Dumont em uma visita em 1922:
Sua demolição faz parte do da tragédia que envolve a falta da Fazenda. Outra foto antiga do palacete:
Seu interior possuía objetos de grande valor artístico e cultural. Tenho aqui na minha casa 3 livros que pertenceram a sua biblioteca (sobre arte - Leonardo, Picasso e Gauguin). Não considere a pessoa que pegou o livro para si um ladrão, mas pensem - salvaram essas relíquias. O que teria acontecido com todos estes objetos que estavam lá? Suas louças, móveis....
Encontrei o trabalho de um pesquisador da USP que além dos croquis, encontrou um inventário das arvores plantadas em seu pequeno horto, cada qual com seu patrono. A maioria destas arvores também foram cortadas:
Quem sabe um dia construo uma casa ao inspirada nessa jóia que não mais existe.
Gostaria de agradecer e ao mesmo tempo pedir permissão de todos os divulgadores destas imagens, que permitiram que pudesse conhecer mais essa casa que tanto ouvi meus pais comentarem.
Amei ver as fotos, tudo que vi estava muito bom ! Senti muitas saudades. Orlando Trevisan
ResponderExcluircomentem por favor
ResponderExcluirVocê está ótimo curti o teu blog "di mais, sô" parabéns !
ResponderExcluirBoa noite! Como curioso à respeito de ferrovias, gostaria de confirmar a estação que aparece na foto sendo de Guatapará, a locomotiva era da CMEF? Pois na ampliação que fiz, me parece no tender o nome de outra ferrovia. Poderia me esclarecer? Obrigado!
ResponderExcluirLugar era tão lindo agora só restou as ruinas💔
ResponderExcluir