terça-feira, 7 de maio de 2013

Quem diria - O Domenico se transformou em Domenica....

Sem maiores preconceitos, a frase acima tem um contexto bem diferente nos dias atuais se comparados ao tempos do longínquo 1893. Mas graças à mais uma grande ajuda do pesquisador Leandro Carmona, encontramos o que acredito ser o "irmão" perdido do nonno Lino.

Eu sempre achei estranho ele não estar na relação do Archivio di Stato Veneziano, mas agora tudo faz sentido. Esses arquivos só relacionavam os meninos, e era muito esquisito o menino registrado no desembarque como Domenico não ter sua saída registrada na Italia.

Encontrou-se um registro de casamento em 27/05/1893 registrado na Matriz de Ribeirão Preto onde casavam-se Domingas Paulo e Eugenio Michelan. 

Assim como aconteceu com o desembarque de minha bisavó Giulia, os registros de desembarque muitas vezes erravam o sexo das crianças ao se registrar. Domenico então, era Domenica, que em Português se converteu em Domingas.

Muitos indícios levam a crer se tratar da mais nova irmã do nonno Lino: são compatíveis a idade, o nome dos pais (registrados como Pietro Paulo e Rosa Paulo - ela era apenas meia irmã do nonno, filha do segundo casamento de meu trisavô com Rosa Taurico) e o local de seu nascimento (grafado pelo padre como Cestina de Livença, e que acredito ser Santo Stino di Livenza) em Venezia.


Um detalhe muito interessante, muito mesmo: o pai da noiva (Pietro) já era falecido em 1893. Isso quer dizer que o pai do nonno faleceu entre 1886 e 1893 ao menos, muito pouco tempo.

Boa descoberta, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário