segunda-feira, 20 de maio de 2013

O antiquíssimo sobrenome Veneziano Polo

Polo tem diversos significados se pesquisarmos em  páginas diversas na Internet. Parece vir de Paulus, e que teria origem na Dalmácia (região Católica Romana da atual Croácia). Trata-se especificamente de uma região que abrange territórios da CroáciaBósnia e Herzegovina (Neum) e Montenegro (Bocas de Cattaro), na costa leste do Mar Adriático, estendendo-se entre a ilha de Pag a noroeste e a Baía de Kotor a sudeste.

Sem dúvida tem origem no trecho oriental do Vêneto, parte mais oriental da Itália. Supor que podemos ser da mesma linhagem do navegador Veneziano Marco Polo é sem dúvida instigador, mas encontrar documentos com cerca de 1000 anos com o sobrenome da Família da minha mãe é simplesmente fantástico:



Esse documento é um trecho de arquivo de um índice de documentos medievais,  da Biblioteca Marciana, no  Cathaloghi Storici Digitalizzati da Biblioteca Digitale Italiana - "Cataloghi di codici italiani. Catalogo manoscritto. Indice alfabetico", disponível em http://cataloghistorici.bdi.sbn.it/indice_cataloghi.php?OB=Biblioteche_Denominazione&OM=

Fantástico, não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário