segunda-feira, 20 de maio de 2013

A outra irmã do Nonno - Stella

Graças a ajuda on-line (de novo) de 2 bons pesquisadores (Leandro Carmona e Marcelo Nomellini), encontrei o que acredito ser a outra meia irmã, por parte de pai, do meu bisavô Lino. Stella, nascida em 1870 em Santo Stino di Livenza, casou-se aqui na Região de Ribeirão com Pietro Giroldo em 04/04/1888:



Outra coisa que reforça a suspeita que ela seja mesmo a irmã mais velha, é o nascimento de uma filha em 22/06/1894 na cidade de Sertãozinho, Rosa:


Esses dois registros tem informações muito interessantes:

  • O marido dela, Pietro Giroldo, era Vêneto também.
  • Ela morou em Sertãozinho, mesma cidade em que sua outra irmã, Domenica teria morado
  • Ela colocou na filha o mesmo nome de sua falecida mãe na Italia, Rosa
  • Confirma-se que o meu trisavô já era falecido bem antes de 1894 (o registro de casamento não tem essa informação)
  • O nome do meu trisavô já era grafado como Pedro Paulo, igual a homenagem do seu filho Lino ao seu caçula, meu avô Pedro Paulo.
Mas agora surgiram mais perguntas que respostas. Como nunca falou-se nessas duas irmãs, aparentemente tão próximas? Porque o meu irmão por parte de mãe Giovanni Polito era tão mais bem próximo que suas meias irmãs por parte de pai? Que fazenda de Sertãozinho teriam vivido?

Um comentário: