Meu trisavô Pietro Polo é um dos meus personagens preferidos nessa arqueologia familiar que a tanto tempo faço. Ele, juntamente com minha trisavó Antonia Bortolotto tem uma história confusa, acredito que muito distorcida pelo tempo.
Um dos grandes mistérios envolvendo eles consiste em sua história familiar. Antonia Bortolotto, se casou com Giovanni Polito provavelmente em 1875. Após ficar viúva, casou-se em 30/06/1886 com Pietro Polo, pai de meu bisavô Lino. Em 1900, na certidão de casamento religioso era viúva e chamava-se Antonia Laura. Seria um erro ou outro casamento? Sabe Deus.
Pietro era especial. Foi provavelmente a inspiração do nome de meu avô Pedro. O local de falecimento ainda é um grande mistério. Considerando que os filhos do primeiro casamento de Antonia eram de pele bem clara, Pietro deveria ser bem moreno como eu, minha mãe, avô e bisavô. Mas finalmente com a ajuda gigantesca de um amigo da lista de descendentes Brava Gente (Ugo Pessinotto), parte deste mistério foi resolvida neste mês.
Havia uma grande dúvida: como já publicado em outro Post, a profissão de Pietro Polo parecia ser "nunzio", no nascimento de Lino, algo que era apenas traduzível como nuncio, padre. Isso incomodava e surpreendia, pois além de algo bem diferente, em outros documentos ele aparecida como vedovo (viúvo) e contadino (agricultor).
"oi Fernando, fui na paroquia de San Stino dia 30. descobri que Lino nasceu num distrito de San Stino, La Salute di Livenza. a familia Polo nao era original de San Stino,, mas de Cava Zuccherina, atual cidade de Jesolo. nao se encontra quase nada sobre a familia Polo no arquivio da paroquia. contudo encontrei nos livros paroquiais o casamento de um Pietro Polo, que poderia ser o pai de Lino, mas precisa verificar algumas coisas... Pietro era nascido em Cava Zuccherina dia 3 agosto 1835, era viuvo de Anna De Bortoli, e no dia 6 novembro 1867 se casou com Rosa Fannio. ele morava quando se casou em La Salute di Livenza. ele era "nonzolo" ou seja sacrestao da igreja. o pai de Pietro se chamava Giovanni Polo.
marquei uma visita na paroquia de La Salute a proxima semana..."
Informações novas e mistério resolvido. Pietro era sim muito ligado a Igreja - era sacristão da paróquia, e seu casamento aos 53 anos com Antonia Bortolotto foi o terceiro de sua vida. Inicialmente casou-se com Anna De Bortoli, enviuvou-se e posteriormente se casou em segundas núpcias com Rosa Fannio em 03/11/1867, enviuvou-se novamente e finalmente em 1886 casou com minha trisavó.
Parte do mistério resolvido, novas informações. E nosso muito obrigado ao Ugo, que resolveu um mistério familiar de anos e anos...
Abaixo, a foto da Igreja.
Fernando Cesar, buona notte.
ResponderExcluirChiaramente la Ugo italiano e sta facendo questa ricerca ci sono in Italia. Verità?
Inoltre la nostra gratitudine per il lavoro di ricerca, che non sarebbe possibile senza imparare la lingua dei nostri antenati, abbiamo anche un debito di riconoscenza a Ugo.
I nostri ringraziamenti così tanto per tutto quello che hai fatto più o meno quanto per tutto quello che fate per la nostra storia.
Dio vi benedica per tutto questo.
Fernando Boa noite.
É evidente que o Ugo é italiano e está fazendo esta pesquisa lá na Itália. Verdade?
Além de nossa gratidão por tudo o que você tem feito, tanto por tudo o que ainda fará, pela nossa história, temos também uma dívida de gratidão para com o Ugo.
Deus o abençoe por tudo isto.
Ciao Orlando!!!
ResponderExcluirCome leggere, ho molte informazione su nostra famiglia. Io pubblicherò nel prossimi giorni.
Abbracci a tutti.
Fernando