domingo, 8 de fevereiro de 2015

O Casamento de Silverio e Iside

Em setembro de 1882 Thomas Edison realizou seu épico momento de marketing sobre a eletricidade, iluminando um pedaço de Nova Yorque. Poucos dias depois, em 08/09/1882, meus trisavós Silverio Fruggeri e Iside Gottardelli se casariam na cidade de Castel d´Ario, Mantova (ou seja, há muito tempo). O registro é maravilhoso.

Primeiro os dados de Silverio. Com então 24 anos, era filho de Antonio (52 anos) (e diga-se alterou meus estudos, porque deduzia que seu pai se chamava Pietro), e de Angela Caporali (50 anos). Um fato muito curioso é que no endereço dos pais, o juiz assinou como "America Meridionale". Isso quer dizer que seus pais estavam morando na América do Sul em 1882, numa primeira onda de migração que sequer tenho documentos: 


Já Iside, 21 anos, era filha de Luigi Gottardelli (50) e Bettiglia Vivaldi, residentes em Castel d´Ario. Além de confirmar o raro sobrenome (segundo o atual censo da Itália, apenas 79 pessoas vivas com esse sobrenome atualmente), me trouxe o nome de meus tataravós, que não tinha até então. Outro fato curioso é que a profissão de Luigi era "Cacciatore", ou seja, caçador:


Ainda no final, cita-se que os documentos de nascimento foram fornecidos pelas paróquias de Caste ´Ario (ele) e da Frazioni (Qual delas?) de Roncoferraro.

Mais dados para pesquisa, deste registro maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário