quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

A Morte de Rosa Taurico

Meu trisavô teve 3 (sim, 3) casamentos. Em uma época que nem se cogitava existir algo como a televisão ou mesmo luz elétrica, isso deveria ser mesmo a diversão da moçada. Falando sério, tanto para homens e principalmente para mulheres, a falta de um parceiro(a) era de imenso desfavor no sustento dos filhos e do próprio sustento. As pessoas precisavam mais umas das outras (e quem sabe isso não seria o segredo dos casamentos durarem mais em relação aos de hoje. Afinal, quando percebemos o quão importante é o papel dos outros em nossa vida, mais difícil abandonar os relacionamentos).

Com ajuda de pesquisadores na Itália descobri que Pietro Polo se casara inicialmente com Anna De Bortoli. Essa informação surgiu graças aos dados do segundo do casamento dele, em que essa viuvez era mencionada. Nos controle de imigração não temos nenhum registro de um Polo que tenha essa mãe e pai em comum.

O casamento com Rosa Taurico ocorreu em 06/11/1867,conforme essa foto do registro do livro de matrimônios da paróquia da frazione di La Salute di Livenza, em San Stino di Livenza:


Filha de Teodoro Taurico e Laura Bruzatin, o registro é incompleto, não possuindo sua data de nascimento. Cita apenas sua naturalidade, nascendo em San Giorgio di Caorle. Posteriormente descobri que ela se casara com 20 anos (o meu trisavô tinha 32).

Depois de pesquisar um pouco, descobri o falecimento dela, 10 anos depois de se casar. Em 09/01/1877, falece Rosa Taurico, de 30 anos completos em San Stino. No registro cita-se "maritata da Polo":



O registro afirma que nasceu em Cavazzucherina (atual Jesolo) ao invés de Caorle. Se confirmam os nomes dos pais, mas o registro não cita nomes de filhos. Sabe-se até o momento que era mãe de Giovanni Batista, o irmão mais velho do nonno que veio para o Brasil primeiro, e que meu primo Mario se recorda vagamente dele ter retornado para servir ao Exercito do Reino da Itália.

Suponho que tivera mais filhos, em um casamento de 10 anos. Porém, não achei até o momento outros dados. Pietro seria pai novamente em 1879 e se casaria novamente apenas em 1886, provavelmente para se adequar as listas de imigração e pelas leis da época, legitimar o filho Lino Polo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário