sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Uma volta ao passado - Visitando o Solar Villa Lobos (Casarão da Caramuru)

1890 - Meu bisavô tinha 14 anos e esta casa já estava de pé fazia tempo. Considerando que ela ainda se encontra mais ou menos de pé, sem nenhuma reforma, isso é um fato e tanto:


"Localizado no número 232 da Avenida Caramuru, na Vila Virgínia, o Solar Villa Lobos, também conhecido como Casarão Caramuru, foi construído na segunda metade do século XIX, o imóvel que é um dos mais antigos da cidade, ainda possui a fachada trazida da Itália em 1892, que pode ser vista com alguma dificuldade."


O que era então sede de uma fazenda, foi engolido pela cidade. Há registros de sua construção em 1883 (ou seja, ele existe aqui antes da minha família). Boa parte da Vila Virginia, parte da USP e outros pedaços deste lado da cidade de Ribeirão correspondiam à então fazenda.

Estarei pesquisando maiores detalhes da construção. Recebi a graça de poder visitar esse imóvel tão espetacular junto com meus colegas de trabalho, em visita guiada com uma equipe da Prefeitura Municipal Apesar do abandono, me senti lisongeado com a oportunidade. Seguem fotos que fiz pessoalmente.

Detalhe curioso: A frente que ele possui hoje para a avenida Caramuru é obra do arquiteto Italiano Vicente Lo Giudice, que foi colocada depois da casa existente muitos há muitos anos, quando a então avenida estava sendo criada:











A única coisa que me preocupa é que esse restauro seja um restauro mesmo. Vi um projeto que não me parecia um restauro, e sim uma fachada com um treco modernista no fundo, parecendo uma das faculdades privadas aqui de Ribeirão. 

Os afrescos são simplesmente fantásticos. Relata-se que seu pintor foi um dos professores de Portinari. Eles possuem cenas de Veneza, do café, elementos geométricos e algo que acredito ser de referencial maçônico:








Nenhum comentário:

Postar um comentário