domingo, 14 de abril de 2013

Gottardeli (ou Gottardello), um sobrenome raro que pode ser uma pista

Como já disse aqui, a Familia Frigeri é a que tenho menos detalhes em relação à minha ancestralidade, no que diz respeito ao meu lado materno. Meu tio avô Silverio Borges jura que seus avós (Silverio Frigeri e Isida Gottardeli) seriam respectivamente de Roma de do Sul. 

Mas como toda família Ítalo brasileira, temos muitas lendas que estão guardadas num passado que estão aparentemente ansiosas por serem desmentidas ou descobertas. Isso pode gerar alguns equívocos (por exemplo acreditava por um erro de tradução do dialeto Veneto para o Italiano padrão que "nonzolo" seria núncio, e na verdade meu trisavô era sacristão). 

Sobrenomes raros são uma pista maravilhosa para tentarmos encontrar nossas raízes. No caso de um dos casais que me deram origem, isso se torna interessante.

Pesquisando no Site do Gens Labo, descobri que Frigeri é um sobrenome do Norte da Italia, mas possui poucos núcleos difusos ao longo do território Italiano:


Mas a surpresa ocorre no sobrenome da minha trisavó, a pesquisa é muito interessante: apenas um local possui o sobrenome no mapa:


Ou seja, isso pode determinar a região geográfica da busca bem mais específica, e quem sabe obter mais informações. O site não dá o local preciso, mas..em alguns documentos o sobrenome de minha trisavó como Gottardello. Seria esse o correto?

Numa busca mais acurada:


Aparentemente seriam originarios de Varese, ou de sua região, onde a città de Vedano Olona possui estatisticamente mais grupos (apenas 7) do sobrenome. 

As coisas estão clareando....


Nenhum comentário:

Postar um comentário