quinta-feira, 25 de abril de 2013

Um suposto tataravô Frigeri

Se nossas contas estiverem certas, encontrei um de meus tataravós. Seguindo a lógica que os 3 Frigeri que chegaram aqui eram irmãos, e Pietro seu pai, encontrei o nascimento dele na cidade de Sustinente, Mantova, em 1/08/1814, Pietro Girolamo Cesare, filho de Deodato Frigeri (1788) e Tereza Tucci (1789):


http://www.antenati.san.beniculturali.it/v/Archivio+di+Stato+di+Mantova/Stato+civile+napoleonico/Sustinente/Nati/1814/2774/4660742_01259.jpg


terça-feira, 23 de abril de 2013

Mais detalhes e suposições sobre os Frigeri



Resgatei mais dados sobre minha pesquisa, enviados estes pelo Leandro Carmona (que também estuda a mesma família), que aparentemente temos nossa árvore em comum:

Meu ramo:
  • Silverio Frigeri nasceu em 1857 na Itália e casou-se com Iside Gottardelli, nascida em 1860. Chegaram ao Brasil em 27/04/1887 a bordo do vapor Bourgogne. Chegaram com três filhos: Angiolina (*1882), Elisabetta (*1883) e Mario Antonio (*05/10/1886, Castel d'Ario, Mantova, Itália).

No mesmo navio, Bourgogne, chegou:
  • Archidoro Frigeri (*1849) casado com Emilia Camiani (*1860). Chegaram com uma filha: Elisabetta (*1885). Tiveram o filho Attilio nascido em 20/12/1890 em Pirassununga, SP.

O ramo do Leandro:
  • Giuseppe Frigeri (*1845) casado com Giuseppa Ferrari (*1849). Desembarcaram em 30/09/1887 no mesmo navio Bourgogne. Ele veio com o pai viúvo, Pietro Frigeri (*1814). Também chegaram com quatro filhos: Anselmo Secondo (*18/09/1875, Sustinente, Mantova), Pietro (*29/03/1881, Roncoferraro, Mantova), Francesco (*13/02/1885, Roncoferraro, Mantova) e Lucia (*1866).

Hipóteses e constatações:
  • As três famílias no mesmo vapor Bourgogne. Na época era comum a família pagar para a mesma Companhia, mas virem em datas diferentes, no caso Giuseppe demorou para trazer o pai idoso?
  • As cidades de Castel d'Ario, Sustinente e Roncoferraro são vizinhas.
  • Silverio e Archidoro tiveram filhas Elisabetta, era comum se colocar o nome da avó nas filhas, seriam irmãos e filhos de uma Elisabetta?
  • O destino final das três famílias era a fazenda de Claudovino Rodrigues Dantas em Descalvado

Encontrando os embarques na Italia

Italianos gostam de história. E possuem uma arquivística muito bacana, melhor que geralmente encontramos no Brasil (exceto aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro). Estou tentando buscar tais referências na Italia, e encontrei facilmente muitos dados:

Família Zuanon:
No site do "Archivio storico del Distretto Militare di Padova Leva Militare delle province di Padova e Rovigo 1846 - 1902" encontrei facilmente o embarque dos meninos da família Zuanon, confirmando os dados que encontrei nas imagens do family search. 

CognomeNomeNum. listaData di NascitaLocalità NascitaProvinciaAnnoComune IscrizioneMandPadreMadre
ZUANONAngelo250,0025/04/1851SANTA GIUSTINA IN COLLEPD1851SANTA GIUSTINA IN COLLECAMPOSAMPIEROGiuseppeSmania Angela
ZUANONCorrado116,0023/05/1880SANTA GIUSTINA IN COLLEPD1880SANTA GIUSTINA IN COLLECAMPOSAMPIEROAngelo


Valem duas observações: Por ser um site de registros militares, mulheres e crianças de colo não eram registradas. Por exemplo, Francesco Giuseppe Zuanon (Jose aqui no Brasil), não foi registrado.

O link do site é: http://www.aspd.beniculturali.it/ (é necessário cadastrar-se na base para consultar).

Família Polo:
O "Archivio di Stato di Venezia - Liste di Leva" é o de consulta mais fácil e simples, com muitos dados. Não é necessário cadastro e até mesmo observações das fichas foram cadastradas. Por exemplo o registro de meu bisavô, Lino. Não sei o porque, apenas meninos estão divulgados, acredito para facilitar a rastreabilidade de entes ao redor do mundo.

Polo Lino
di professione: Contadino
figlio di Polo Pietro di professione Contadino e Bortolotto Antonia
Nato il 24/03/1879
Luogo di nascita: San Stino di Livenza (Venezia)
Distretto Mandamento: Portogruaro
Segnalazioni dell'emigrazione: America, 3/4/1887
Numero di estrazione: 225
Lista di leva del comune di: San Stino di Livenza
Numero del registro: 177
Numero d'ordine: 35
Segnatura: Ufficio di leva di Venezia, Liste di leva


O link do site é: http://www.archiviodistatovenezia.it/leva/

Familia Frigeri:
Descobri hoje detalhes dos Frigeri. O menino que veio no embarque (Mario Antonio), era nascido na comuna de Castel d´Ario, que agora se chama Castellaro.

O Site é de navegação muito ruim: http://ricerchefamiliari.lombardinelmondo.org/index_archstato.asp


sábado, 20 de abril de 2013

O Brunello di Montalcino e os vinhos do Brasil


Abrir uma garrafa de um Brunello é uma sensação maravilhosa. Ao menos para quem gosta de vinho. Bem verdade que vinho bom é o que te agrada, mas nós nascidos no Brasil sofremos muito com o vinhos ruins ao longo do tempo. Atire a primeira pedra que nunca bebeu aqueles vinhos de garrafões de 5 litros, que cheiravam à álcool.

Após anos da salvaguarda (ridícula, típica de países subdesenvolvidos) do governo para proteger o "nosso vinho", penso que surgiram algumas coisas ruins ao longo da história:


  • A primeira é que o mercado privou nossas vinícolas de competir e sentir a necessidade de evoluir por força de mercado. Temos bons vinicultores no Sul e provei rótulos do Vale do São Francisco que me agradaram, e se tivessem competido a mais tempo seriam melhores ainda
  • Desenvolvemos um paladar à lá Sangue de Boi. Alguns vinhos são feitos com as uvas de mesa, que são diferentes das uvas viníferas, e eles eram nosso padrão na época do mercado fechado, ao menos para nós, menos abastados
  • Ao abrir o mercado, nos inundaram com Chilenos e Argentinos de quinta categoria. Vale lembrar que esses países possuem vinhos maravilhosos
  • Hoje, compramos um vinho italiano a R$ 30,00 e achamos ter comprado um vinho excelente. Balela.


Com a desculpa de proteger-se novamente, quase o governo brasileiro a pedido da IBRAVIN criou uma segunda medida protetiva. Graças a Deus não pegou, iria ser uma puta cagada (com o perdão da palavra) da Dilma.

Mas no nosso décimo terceiro podemos ainda comprar um Brunello. Na Itália existem as denominações DOC e DOCG (Denominações de Origem Controlada (Boa) e Garantida (Melhor ainda)), e os Brunellos DOCG, feitos com a uva Sangiovesse Grosso são espetaculares. Aconselho fortemente a prová-los, é maravilhoso.


Fotos aéreas do passado de São Paulo

Saiu na lista Brava Gente uma página maravilhosa. Trata-se de uma exibição no Site do IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico) de diversos municípios do Estado de São Paulo, feitas através de fotos aéreas realizadas nos anos de 1939/1940:

http://www.igc.sp.gov.br/produtos/galeria_aerofotos.aspx


Em Ribeirão Preto, tem-se a vista da Fazenda Guatapará, com detalhes que nunca havia visto em outras fotos:


Na foto podemos observar:

  • Os terreiros de secagem do caffè
  • Ao alto, quase centralizada a Igreja e logo abaixo e a direta a colonia da casa em que morei, que meus avós e meus tios moraram
  • Quase paralelo a igreja, uma outra construção, parece uma capela ou um barracão
  • No meio da foto e indo até seu final a esquerda diversas colonias, algumas as quais eu não conheci e não sei exatamente quais eram


Dá vontade rolar a foto, pena que não tem maiores fotografias. ...

domingo, 14 de abril de 2013

Gottardeli (ou Gottardello), um sobrenome raro que pode ser uma pista

Como já disse aqui, a Familia Frigeri é a que tenho menos detalhes em relação à minha ancestralidade, no que diz respeito ao meu lado materno. Meu tio avô Silverio Borges jura que seus avós (Silverio Frigeri e Isida Gottardeli) seriam respectivamente de Roma de do Sul. 

Mas como toda família Ítalo brasileira, temos muitas lendas que estão guardadas num passado que estão aparentemente ansiosas por serem desmentidas ou descobertas. Isso pode gerar alguns equívocos (por exemplo acreditava por um erro de tradução do dialeto Veneto para o Italiano padrão que "nonzolo" seria núncio, e na verdade meu trisavô era sacristão). 

Sobrenomes raros são uma pista maravilhosa para tentarmos encontrar nossas raízes. No caso de um dos casais que me deram origem, isso se torna interessante.

Pesquisando no Site do Gens Labo, descobri que Frigeri é um sobrenome do Norte da Italia, mas possui poucos núcleos difusos ao longo do território Italiano:


Mas a surpresa ocorre no sobrenome da minha trisavó, a pesquisa é muito interessante: apenas um local possui o sobrenome no mapa:


Ou seja, isso pode determinar a região geográfica da busca bem mais específica, e quem sabe obter mais informações. O site não dá o local preciso, mas..em alguns documentos o sobrenome de minha trisavó como Gottardello. Seria esse o correto?

Numa busca mais acurada:


Aparentemente seriam originarios de Varese, ou de sua região, onde a città de Vedano Olona possui estatisticamente mais grupos (apenas 7) do sobrenome. 

As coisas estão clareando....