segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Das Heranças e da Posteridade

Quando se pensa em herança, logo na sequencia pensamos em dinheiro, as vezes em litígio, em imóveis, ouro,etc.

Meus Italianos eram pobres. Disso não há dúvida alguma. Desembarques com várias crianças e uma ou duas malas, num país quente, cheio de doenças e que ninguém, exceto os fratelli da Itália, conheciam sua língua  Esse é o perfil do Italiano que migrou ao final do século 19.

Quando me casei senti uma grande diferença. Não por minha esposa (muito paciente por sinal), mas demorou certo tempo para entender que essa diferença era minha herança: a cultura que os imigrantes italianos trouxeram consigo e que luta para não morrer em nossos lares. O curso de Italiano foi fundamental para tal entendimento.

Brigas e amores diários num frequente amor /ódio quase passageiros , comprar tomate em toda ida à quitanda. Vinho sempre presente, a culinária cheia de pratos, sabores e palavras: gnocchi, mangerona, basílico, brodo, risoto, pizza, azeite de verdade, pasta, pimenta calabresa, polenta, uva, caffè, queijo, alcachofra  etc,etc,etc. A macarronada de domingo, é nosso maior bem cultural. A data do Natal, nossa fé católica, com nossos veneráveis Santos, igrejas e ritos.

Os cabelos também são parte da herança: nós descendentes masculinos que vos digam, com nossas reluzentes e diversas carecas, falhas e entradas.

Nosso dever passa pela manutenção, resgate e perpetuação dessa verdadeira riqueza.Viva nossa ancestralidade, viva nosso povo.


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Os Polito de Guaranésia-MG

Meu nonno tinha 3 irmãos. Aliás, 3 meio-irmãos confirmados e a lenda de um quarto, mas nada que pudesse confirmar.

Stella, a mais velha e Domenico, o penúltimo, não faço até agora ideia de como se sucederam no Brasil. Já Giovanni Polito, que aqui se tornaria João Polito, se tornou o único irmão que conheceria até muito pouco tempo atrás.

Sobre Giovanni, ou João, sei que chegou em Amparo juntamente com o resto da família no desembarque de  Santos e anos depois ele se casou com Angela (ou Anna) Monesin, na Fazenda Guatapará em 28/02/1889. Teve na Fazenda ainda uma filha chamada Augusta, que faleceria aos 16 meses e teve seu sepultamento no cemitério da fazenda em 08/11/1894.

Segundo o primo distante Antonio Roberto Polito de Guaxupé, eles tiveram outra filha com o mesmo nome no futuro. Posteriormente sei que ele se dirigiu com a família para Guaranésia, pequena cidade de Minas Gerais, uma das pontas finais da Mogiana.

Lá, abriram uma Padaria chamada Padaria Brasileira, que ficava na Rua Santa Barbara, na foto abaixo:


Giovanni teve outros filhos. Sei que existiam Archimedes, Ricardo e uma terceira irmã. Outro primo distante da atualidade confirmou muitas histórias, uma delas que Ricardo teria assassinado a esposa (Maria Salla), por ciúmes. Na foto abaixo, Ricardo seria este com a mão ao rosto, em uma visita que ocorreu por volta de 1954 em Pradópolis. Na foto também estão João (atras de uma menina ao lado de Ricardo), um senhor ao fundo que não sei quem é, meu Tio avô Tonico e mais no canto esquerdo outra filha de Giovanni.

Minha prima Angela (filha de Tonico), descreve que na época eles pareciam elegantes, bem apresentados.


Abaixo uma sequencia as demais fotos seriam de seus filhos (Ricardo) e creio a outra ser da suposta esposa.



Um neto dele, Edelto, teria jogado na Portuguesa-SP. A foto abaixo é do campo de Guaranésia, muito antiga por sinal, visto o carro antigo.


Não tenho mais muitas informações. Recebi com muita gentileza informações do já citado primo Antonio Roberto e de Ricardo, outro primo muito gentil que forneceu fotos maravilhosas. Eu não tenho muitas informações de onde João Polito teria sido sepultado.

As fotos aqui postadas foram cortesia dos primos Ricardo Polito (Guaranésia/MG) e Mario Paulo (Pradópolis/SP) e minha tia Edna (Luiz Antonio/SP).


domingo, 16 de dezembro de 2012

A Familia Zuanon, a familia da nonna Giulia



Eu gosto do sobrenome Zuanon, porque segundo já me disseram tenho muito da personalidade da minha bisavó, que tinha esse sobrenome. A nonna Giulia possuía raciocínio rápido, mas rabugenta e um tanto quanto crítica. Ou seja, uma versão de mim usando saias, penso eu.

Poucos Zuanon vieram para o Brasil, ficou bastante fácil estudar esse ramo da minha árvore genealógica. É uma história de pessoas interessantes e que contribuiram bastante aqui para a região.

Minha mãe diz que ela e seus irmãos, junto com os primos adoravam enfurecê-la (o que não era tão difícil assim), apenas para ouvirem ela xingando em italiano. Outra coisa que minha mãe se recorda é ela, na porta de casa usando a mão como uma aba de boné para oferecer sombra aos olhos e assim tentar enxergar no horizonte os ingratos filhos que ainda não tinham chegado para o almoço do domingo.

Ao mesmo tempo que as vezes ela era um pouco ranzinza, era também uma mulher muito competente: numa época onde a mortalidade infantil era algo relativamente comum, ela perdeu apenas 1 de seus 13 filhos, chegando todos os outros 12 à idade adulta. Foram filhos: Antonio, José, Antonia, Enriqueta, Odete, Amelia, Salviano, Angelo, Pierina (a mais velha), João, Olívio e Pedro, o caçula e meu avô. Faleceu um menino logo após o nascimento, que também se chamava Pedro. Ela repetiu o nome no meu avô.

Ela deixou muitas histórias, como que meu avô foi descoberto comendo embaixo da mesa os ovos cozidos que seriam usados para rechear os frangos assados para a festa de casamento de um de seus irmãos mais velhos (que eram muitos), e segundo reza a lenda, ela defendeu seu caçula com unhas e dentes, mesmo estando errado. Outra é que seu marido, meu bisavô Lino comprou de presente para a minha avó  Iolanda  que estava grávida um corte de tecido (de gosto duvidoso) para confecção de um vestido, mas tudo escondido pois ela achava um absurdo tamanha bondade. Enfim, essa era Giulia Zuanon, uma típica figuraça, arquétipo da nonna Italiana ranzinza. Também era muito devota de Santo Antonio.


Apesar dessa rabugice, tinha de certa forma sua boa generosidade. A foto abaixo, além dela viúva e estão a tia Amelia, o Tio Olivio e meus avós Pedro e Iolanda (o cabelo da minha avó Iolanda está semelhante a um vespeiro), e alguns membros de uma família japonesa, recém imigrada a qual a nonna esteve ao lado, sendo seu sobrenome Murakami se não me engano. O destaque da foto, além do penteado da minha avó eram os trajes típicos da senhora simples Italiana: vestido e lenço escuros, numa sobriedade eterna, parecendo um luto permanente.


Giulia era filha de Angelo Zuanon e Enrichetta Antonelli, sendo nascida em Santa Giustina in Colle (cujo brazão está acima), província de Padova em 27/06/1883. Tinha outros 3 irmãos: Paola Angela (que em alguns documentos foi chamada Paolina), nascida em 25/09/1879, Francesco Giuseppe, nascido a 03/03/1879 e Corrado, nascido em 23/05/1880. Corrado parecia ser o irmão mais próximo da minha nonna, não sei o porque.

Dos irmãos da nonna consegui bastante informações. Paolina, se casou no Brasil com Ferdinando Menegatti, e constatei que chegaram a andar pelos lados de Jaú. Sei que ela também tiveram  um filho chamado Angelo, nascido em 26/06/1900 em Cravinhos, sendo padrinhos de batismo seu tio Corrado e Capelli Filomena. Não tenho dados sobre falecimento dela.

Francesco Giuseppe se tornaria simplesmente José, se casaria com Maria Pegorari (ou Pecorari) em Cravinhos em 23/06/1899. Dela, consegui descobrir que nasceu em Taglio di Po, Rovigo. Ele faleceu em 11/03/1959 e ela em 16/02/1975, ambos em Itápolis/SP, e se não em engano foram comerciantes. Tiveram como filhos ao menos Giulia, Lino, Paulo, Jose, Herminia, Corrado Sobrinho.

Há muitos dados sobre a família no site da Prefeitura de Itápolis, e merece destaque Corrado Sobrinho, que foi presidente do Oeste de Itápolis, clube de futebol. Seguem fotos suas, duas com o time de Itápolis.





Sobre Corrado (tio), pouco sei. Se casou com Amelia Scaglia em 22/11/1902. Não tenho mais dados sobre ele. Parecia ser muito querido da nonna Giulia e que morou assim comum toda a família na Fazenda Buenópolis, em Cravinhos/SP.

Hoje há muitos Zuanon, em Araraquara, Itápolis, Cravinhos (descendentes de Corrado???), Ribeirão Preto, etc. Também constatei que muitos anos após eles chegarem no Brasil, outro Zuanon desembarcou em Santos, de nome Luigi, a qual não sei o grau de parentesco.

Eu não faço idéia de onde faleceram Angelo Zuanon e Enrichetta Antonelli, meus trisavós. Outro mistério a desvendar. Sobre Enrichetta, merece um capítulo a parte - Na minha família, temos uma característica curiosa: ou são todos muito aplicados aos estudos ou são uma verdadeira negação nos estudos. A parte inteligente provavelmente descende dela, com certeza uma mulher a frente de seu tempo. Mostrarei isso em outro post.

Minha nonna e meu nonno se casaram em 06/10/1900 na cidade de Cravinhos, a qual detalharei em outro post de maneira mais adequada.

Giulia faleceu em 14/02/1961 em Pradópolis, vítima de complicações decorrentes da quebra do fêmur em uma queda em casa.



sábado, 15 de dezembro de 2012

Geronimo Francisco Camillo - Um mistério que ficou para trás

Camillo é um sobrenome diferente. Ele pode ter várias origens, Italiana, Portuguesa, Francesa e no Brasil há uma peculiaridade: segundo alguns estudiosos, os escravos negros libertados precisavam de um sobrenome, e muitas vezes adotaram o sobrenome do antigo dono, numa referência  origem (penso eu que até mesmo em uma falta de referência). Assim, também há Camillos negros.


A história do Camillo italiano terá um capítulo a parte no Blog. É muito rica.

O Camillo mais comum é de origem italiana. Não tenho dúvidas disso, mas o laço do meu sobrenome paterno com a Italia se perdeu de uma forma que até hoje tenho muita dificuldades de entender. Apenas sei que meu bisavô se chamava Geronimo Francisco Camillo e teria sido o segundo marido de minha bisavó, que estranhamente sempre foi identificada como Maria. Apenas Maria.

Ela teria se casado novamente e falecido na cidade de Serrana-SP no início da década de 80. Os familiares a chamavam apenas de "Vó Sinhá", e que além de pequena, era uma senhora muito alva e de olhos azuis.

Meu avô Antonio Francisco Camillo nasceu em Altinópolis-SP no ano de 1923 como filho natural de Maria e Geronimo. Casou-se na mesma cidade em 1944 com minha avó Rosaria da Silva (sim, como todo bom ítalo-brasileiro tenho um Silva também), falecendo em 2007 aqui em Ribeirão Preto.

O grande problema é que ele foi criado em um outro ambiente, num terceiro casamento dessa misteriosa bisavó Maria, a vó Sinhá, com um homem bem brasileiro, e muito do que seu pai deixou ficou esquecido. Ganhou novos irmãos, novos ambientes, novos costumes. Nesse esquecimento, inclusive maiores informações de sua origem precisa e até mesmo seu local de sepultamento.

Curiosamente meu bisavô faleceu de maneira estranha quando meu avô tinha apenas 7 anos. Meu avô disse a mim que eles estavam na lavoura, e ouvindo um gemido, foi a primeira pessoa a localizar o pai falecido, caído na rua de café, atrás de um tronco.

Ele se recordava que as mãos de meu bisavô estavam fechadas, como que sofrendo uma dor muito forte, e ao abrir as mãos, grãos e folhas de café, numa tentativa de se manter de pé, escorando-se num pé de café qualquer.

O mesmo café que sustentou tantos italianos, sustentou meu bisavô Geronimo até o fim. Literalmente.

Camillo é un cognome diverso. Ho molte origine di Camillo: Italia, Portogalo, Francese e nel Brasile, alcuni schiavi neri (d´Africa) que avevano bisogno di un cognome alla fine del schiavitù, e spesso ha adottato il cognome del precedente proprietario, un punto di riferimento (penso che anche in mancanza di riferimento). Così ci Camillos neri.

La storia del Camillo italiano avrà un capitolo a parte sul blog. E 'molto ricco.

Il mio Camillo è Italiano. Ma mia storia ha un problema. Lo so che mio grande bisnonno se chiavama Geronimo (Girolamo) Francesco Camillo. Fu il secondo marito dalla mia grande bisnonna, che i tutti record ha solo il nome: Maria, senza nessuno cognome.

Lei si era risposato e morto nella città di Serrana-SP nei primi anni '80. La famiglia ha chiamato semplicemente "nonna Sinha," e che, oltre a piccolo, una signora era molto bianca e con gli occhi azzurri.

Mio nonno, figlio di Geronimo i Maria si chiamava Antonio Francisco, e fu nato nella città di Altinópolis/SP nel anno di 1923. Sposò con mia  nonna Rosaria da Silva (come tutti italo-brasiliano, ho un congnome Silva nella mia famiglia). É morto nel 2007 in Ribeirão Preto/SP.

Il grande problema: mio nonno fu creato n´altro ambiente, con altro matrimonio dalla mia grande bisnonna, ma su marito era un´uomo molto brasiliano, per questo molto da mio grande bisnonno Geronimo fu stato dimenticato. In questo , molte record dala origine, dal sepolto fu dimenticado.

Ricordo che mio nonno Antonio sembrava il giorno dalla morte del suo padre, quando aveva 7 anni. Nell caffè, aveva ascoltato apena uno gemito, e fu la prima persona che ricercava suo padre morto, cadutto nella via del caffè, dietro un tronco.

Si ricordò che le mani di mio bisnonno erano chiusi, come se la sofferenza dolore severo, e le mani aperte, foglie e chicchi di caffè nel tentativo di stare in piedi, puntellare una pianta di caffè qualsiasi.

Il mismo caffè che aveva mantenuto molti italiani, mio nonno Geronimo mantiene fino alla fine. Letteralmente.







sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Imigrantes Diferentes - França, Alemanha, Polonia, Arabia, etc


Segue  a relação dos primeiros óbitos claramente identificados pela arquidiocese de Ribeirão Preto e de nacionalidades que possuíram uma relação menor de imigrantes que os mais comuns na região de Ribeirão Preto.

Há dados sobre imigrantes gregos em Guatapará, onde estou tentando coletar dados, uma vez que eram Ortodoxos e dificilmente uma paróquia Romana os acompanharia, e também parte dos dados aqui descritos são híbridos dos registros da arquidiocese, versus dados de outros orgãos, como o museu do migrante de São Paulo, dentre outros.

Il rapporto delle prime sepolture chiaramente identificati con l'Arcidiocesi di Ribeirão Preto, dove la stragrande maggioranza erano italiani, ma li record che segue vengono di diversi nazionalità. Sono stati ricavati dal sito della chiesa mormone.


Hanno record su imigrati Grecchi in Guataparà, dove sto cercando altre datti, perchè eranno ortodossi, e difficilmente una parrocchia Catholica Romana li accompagnava, i molte record qui descritti sono ibridi dall'Arcidiocesi di Ribeirão Preto, i altri origine, come il museo del imigratti di São Paulo, tra gli altri.



Osservazione: Nel Brasile, alcuni record hanno in Portoghese. Per exempio, Giuseppe = Jose, Domenico = Domingos, Giovanni = João, Luigi = Luiz, Miguel = Michele, Gioachinno = Joaquim, Girolamo = Jeronimo, ecc. 


Diversos / Diversi


Data Nome Pai Mãe Nascimento Idade Sepultamento Cônjuge Observação
23/01/1881 Maria Francisca de Castella Chile 40 anos Cemiterio D´esta Villa Primeiro Sul Americano não brasileiro. Chilena
07/01/1901 Antonio Kalil Karan Rosa Karan 5 meses Cemitério Municipal sobrenome da Arabia ou da Croacia
20/03/1894 Marianna Tedeschi desconhecida Polonia 44 anos Fazenda Dumont Miguel
14/01/1895 Edvina Schoch Scotto Henrique Schoch Bonina Schoch Suiça 26 anos Fazenda de Antonio Correa Ferraz Angelo Scotto sobrenome italiano. Moradores de Piracicaba
07/09/1894 Jorge Melissze desconhecida Bosszentes, Arabia 30 anos Cemiterio Municipal Maria Josepha Morreu de bala no coração, primeiro arabe
29/12/1896 Jose Elias Elias Dahir Catherina de Jesus 23 anos Cemiterio Municipal sobrenome da arabia
03/11/1895 Jose Dr. Leopoldo Whaterly Dona Leonor Whaterly 12 anos Cemiterio Municipal sobrenome da Inglaterra
08/01/1898 Elias Jose Elias Maria Nicolau 4 meses Cemitério não identificado sobrenome da arabia
09/06/1898 Carmena Oracio Rugsel Durvalina Souza Rudge 1 ano Cemitério não identificado sobrenome da inglaterra
26/05/1897 Maria Jose Abrahão Maria Atotti ? 2 meses Cemiterio Municipal sobrenome da arabia
20/06/1897 João Brekas desconhecida 50 anos Cemiterio Municipal Gertrudes Guimarães sobrenome da Lituania ou Polonia
15/07/1901 Pasqua Staek desconhecido 80 anos Cemitério Municipal Pedro Staek sobrenome da polonia, alemanha, austria ou italia.Há confusão entre viuvo e pai
17/07/1901 Abrahão Elias Jorge Silick Mariquinha Damazo 15 meses Cemitério Municipal sobrenome da arabia



Alemães / Tedeschi


Data Nome Pai Mãe Nascimento Idade Sepultamento Cônjuge Observação
13/09/1889 Marco Pedro Petrado Mathilde Alemanha 5 anos Cemiterio D´esta Parochia
21/12/1890 Cezar Augusto Brech Paulo Luis Brech Maria Brech 2 anos Fazenda de Joaquim Ignacio da Costa Sobrenome da Alemanha
25/10/1891 Augusto Figern desconhecida Alemanha 22 anos Cemiterio D´esta Parochia consta profissão: pintor
20/12/1891 Guilherme Pedro Kupper Antonia Kupper São Paulo 74 dias Cemiterio D´esta Parochia sobrenome da Alemanha ou Holanda
22/10/1892 Julião Christiano Nilsen Maria Nilsen 5 meses Cemiterio D´esta Parochia pais da alemanha
22/10/1892 Henrique Henrique Dichman Idalina Gremem 3 dias Cemiterio D´esta Parochia pais da alemanha
05/11/1892 Joanna Joaquim Hatz Francisca Hatz 1 dia Cemiterio D´esta Parochia pais da alemanha
14/08/1893 Ignacio Eduardo Biereck Bisalia Reduscas 10 meses Fazenda do Dr. Uchoa sobrenome da alemanha
21/01/1894 Dalval Augusto Heesvald Victoria Faralilier 14 dias Barracão sobrenome da frança e da alemanha
16/05/1894 Anna Fleming desconhecida 50 anos Cemiterio Municipal Jose Luis Fleming sobrenome da alemanha
04/05/1901 Cezario Heck desconhecida ignorada Capella do Jacques sobrenome da alemanha ou italia
04/05/1901 Suzana Heck desconhecida ignorada Capella do Jacques sobrenome da alemanha ou italia
12/08/1896 Maria Francisco Fritsche Alorsia Fritsche 10 meses Cemiterio Municipal Austriaco, alemanha ou parece ser italiano
28/08/1896 Francisco Francisco Fritsche Alorsia Fritsche 2 anos Cemiterio Municipal Austriaco, alemanha ou parece ser italiano
14/04/1899 Carlo Carlo Augusto Schelencs Ervana Schelencs 6 meses Cemitério não identificado sobrenome da alemanha
16/08/1900 Mariatti Vicenzo Horbatt Vicenzo Horbatt Aque 7 meses Cemitério Municipal pode ser italiano, alemão ou Judeu
14/07/1901 Carlos Schimidt desconhecido 72 anos Cemitério Municipal Maria das Dores Schimidt sobrenome da Alemanha
15/07/1901 Pasqua Staek desconhecido 80 anos Cemitério Municipal Pedro Staek sobrenome da polonia, alemanha, austria ou italia.Há confusão entre viuvo e pai
11/07/1900 Francisco Arthur Francisco Arnat Margarida Heck 2 meses Cemitério Municipal sobrenome da Alemanha
15/02/1900 Alberto João Hebbele Augusta Hebbele 7 meses Cemitério Municipal sobrenome da Alemanha


Franceses / Francese


Data Nome Pai Mãe Nascimento Idade Sepultamento Cônjuge Observação
05/07/1894 Maria Thereza Custodio da Costa Thereza Francisca França 25 anos Ponte do Tanquinho
28/06/1881 Bartolomeo Julio França ? 50 anos Cemiterio D´esta Villa Parece ser Francês
03/03/1896 Jorge Jose Dilder Aral Emilia 2 anos Cemiterio Municipal sobrenome parece ser da França
02/11/1890 Maria Goutier Saint Malo e Philly, Cantão da Prifia, França ignorada Fazenda Dumont Martim Francisco
21/01/1894 Dalval Augusto Heesvald Victoria Faralilier 14 dias Barracão sobrenome da frança e da alemanha
01/08/1894 Joanna Graton desconhecida França 22 anos Fazenda de Joaquim Salvador Antonio Graton
22/04/1895 Zilla Affonso Franco Evangelina Gambier 2 dias Cemiterio Municipal sobrenome da França
10/02/1899 Argeri João Clus Maria Clus 18 meses Cemitério não identificado sobrenome da França
17/09/1896 Francisco Gambier de Souza Pacheco desconhecida 72 anos Cemiterio Municipal Da.Delphina Andrade Gambier nasceu em Angra dos Reis, sobrenome da França, mas era de portugal
15/05/1900 Angela Demarques desconhecido 20 anos Cemitério Municipal Venassi Cascu italiano ou da França
15/05/1900 Miguel Venassi Cascu Angela Demarques 1 mês Cemitério Municipal italiano ou da França
14/07/1899 Marcenina Tomaes Davi Jule Davi 2 anos Cemitério não identificado sobrenome da frança
25/09/1899 Francisco Marchutt desconhecida 22 anos Cemitério não identificado Amelia Herculene sobrenome da frança





Os óbitos na Fazenda Dumont (atual cidade de Dumont)


Segue  a relação dos primeiros óbitos claramente identificados pela arquidiocese de Ribeirão Preto e ocorridos na Fazenda Dumont, atual cidade de Dumont, onde a grande maioria eram de Italianos.

A Fazenda pertenceu a Henrique Dumont, pai de Santos Dumont, o inventor do avião. Foram obtidos no site da igreja Mórmom.

O destaque é que aparece o primeiro sepultamento de uma pessoa Francesa e de uma Polonesa, além de brasileiros e até mesmo um italiano indigente.

Il rapporto delle prime sepolture chiaramente identificati con l'Arcidiocesi di Ribeirão Preto, i verificati nella Fattoria Dumont, attualmente città di Dumont, dove la stragrande maggioranza erano italiani.

La fattoria ho apparteneva a Henrique Dumont, padre di Alberto Santos Dumont, inveltore del airplane.  Sono stati ricavati dal sito della chiesa mormone.


Osservazione: Nel Brasile, alcuni record hanno in Portoghese. Per exempio, Giuseppe = Jose, Domenico = Domingos, Giovanni = João, Luigi = Luiz, Miguel = Michele, Gioachinno = Joaquim, Girolamo = Jeronimo, ecc. 


Data Nome Pai Mãe Nascimento Idade Cônjuge
03/07/1894 Guilherme Loureço Buttello Santa Buttello 1 ano
01/10/1890 Sebastião Manoel de Souza Sirio Lucia de Jesus 6 meses
11/10/1890 João Baptista Antonio Massiego Anna Maria   8 dias
21/05/1890 Maria Brandão 18 anos Jose Brandão
24/05/1890 Arice Adelaide 51 anos Rigobello Domenico
27/05/1890 Olinda Antonio Tavares Frazão Maria Alexandrina do Amaral 1 mês
30/05/1890 Anselmo Vameni Giuseppi Lucia Robusti 3 anos
02/06/1890 Antonio Bahiano desconhecida Bahia 60 anos
16/09/1890 Therezinha Fazule 25 anos Francisco Binato
02/11/1890 Maria Goutier Saint Malo e Philly, Cantão da Prifia, França ignorada Martim Francisco
26/12/1890 Henrique Braquim Luiz Angela Marcolin 25 dias
07/06/1891 Marieta Giroti Giroti Santi Turolla Luiza Italia 20 meses
04/07/1891 Philomena Sperindio João Baptista Lucia Scanacine Italia 20 meses
07/06/1891 Amadeu Crepaldi Santo Luchiari Amabile 20 meses
21/06/1891 Iza Doná Doná Giuseppe Catharina Lachetto 13 meses
23/06/1891 Bernardo Valeriano Bonifacio Virginia Cecilia 20 meses
04/07/1891 Maria Luiza Sofion 55 anos Antonio Tango
07/07/1891 Santina Augusto Rodella Maria Mancin 4 anos
19/07/1891 Luiza Tognan Antonio Tognan Maria Scarella Austria 12 anos
14/08/1891 Baromet Bonaventure desconhecida Austria 26 anos
24/08/1891 Ferlin Domenico Italia 44 anos Sarti Giuseppa
16/11/1891 Angelina Zinatorri Victorio Furlatti Marianna 10 meses
27/11/1891 Rosa Pignata Angelo Pignata Anna Pignata 18 meses
14/12/1891 Bonfanti Domenico Italia 65 anos Timaca Antonia
07/01/1891 Donegam Carlin Donegam Natali Sarti Maria 1 ano
10/01/1891 Santa Maria Angelo Giacomini Santa Arorato 5 meses
20/01/1891 Giuseppe  Angelo Rigobello Carrara Amalia 1 ano
20/01/1891 Avelina Jose Craveira Francisca Craveira 4 anos
22/01/1891 Francisco João Caetano Antonia Pulcheria 40 dias
28/01/1891 Sebastiana Jose Rosa do Prado Maria de Jesus 18 meses
01/12/1892 Rosa Armelim Italia 33 anos Miguel Furlanetto
18/01/1892 Bernardina Domenico Piloto Lucia Roboli Italia 30 meses
22/01/1892 Favaro Antonio Favaro Giuseppe Lucia Favaro 1 dia
25/01/1892 Carlos Magnese Fortunato Magnese Rosa Tesoni 17 meses
21/01/1893 Pascon Luiz desconhecida 77 anos Joanna Pascon
02/12/1890 João Favaro Guiseppe Meneraccio Lucia 1 dia
06/12/1890 Lisboa Verissimo da Cunha Maria Sebastianna 40 dias
03/02/1892 Maria Jose Simão Izabel Craveira 1 ano
20/02/1892 Elisa Maria Belai Basilio Judith Igovi Italia 19 anos
23/02/1892 Luiz Miguel Marchezim Luiza Bommagana 4 anos
04/03/1892 Um Italiano sem nome desconhecida Italia 45 anos mais ou menos
08/03/1892 Dalavasi Giuseppe Dalavasi Giuseppe Luiza Collata Italia 3 anos
12/03/1892 Elisa Carolina Prete Vicenzo Ronchese Regina Assigareda di Piave, Italia 8 meses
13/03/1892 Angelina Mantuano Giovanni Vicentina Paschoa 8 meses
13/03/1892 Luiz Prete Vicenzo Ronchese Regina Italia 8 anos
14/03/1892 Sante Michele Marchezim Luiza Romagnana Italia 2 anos
16/03/1892 Eugini Masola Masola João Baptista Masola Maria Italia 14 anos
18/03/1892 Andreoli Angelo Nicola Andreoli Italia ignorada
19/03/1892 Spinelli Daniel desconhecida Italia 23 anos
24/03/1892 Eugenio Ardiglieri Italia 22 anos Maria Magdalena
12/04/1892 Paschoela Victor Cazari Maria Gazaroli Italia 11 dias
15/04/1892 David Thereza Italia 76 anos Thomazo Lorenzetti
17/04/1892 Angela Zaneze Domenico 1 dia
18/04/1892 Caetano Cametto Italia 82 anos
19/04/1892 Maria Fontana Antonio Fontana Palusso Catherina Provincia de Trento, Austria 20 anos
24/04/1892 Nalesso Atilio Ricardo Nalesso Amalia Pauro 1 ano
26/04/1892 Nalesso Maria Ricardo Nalesso Amalia Pauro 3 anos
27/04/1892 Gobbato Giovanni Francesco  Anna Poltati Venezia, Italia 46 anos
27/04/1892 Vital Carlos Vital Giovanni Bianchi Cossina Maria Bergamo, Italia 2 anos
10/05/1892 Josephina Favi, Felippo Catharini Mazzolini Menure, Bergamo, Italia 10 anos
06/06/1892 Antonia Aldieri Antonio Aldieri Angela Gambini 5 anos
27/06/1892 Eugenia Portel Austria ignorada Miam Pietro
04/07/1892 Androsin Anastacia Verona, Italia 68 anos Antonio Androci
21/08/1892 Antonio Giovanni Favi Felippe Mazolim Catherina 7 meses
07/10/1892 Angelo Giacomini João Thomazella Luiza 1 ano
17/10/1892 Italia Jose Biagio Rosa Lucovigo 1 ano 
23/02/1891 Francelina Maria Noe Barbosa Maria Cyriaca Jaboticabal 1 ano
15/03/1891 Carolina Luiz Camonez Maria Camonez 22 meses
12/12/1890 Angela Gregoria Gregorio Antonio Melon Angela Italia 75 anos Giovanni Maria
01/04/1891 Amabile Magron Giuseppe Ursula Contim Terzo - Provicia de Gorizia -Austria 3 anos
08/04/1891 João   João Menessi Catharina Iancovisi Italia 9 meses
08/04/1891 Luiz Miguel Vidoa Rosa Miquelete Italia 3 meses
10/04/1891 Luiz Pedro Mean Eugenia Portella 8 dias
13/06/1891 Victorio Giroti Giroti Santi Turolla Luiza Adria, Provincia de Rovigo, Italia 8 anos
16/05/1891 Maria Cabra desconhecida Bom Jesus de Matosinho - MG 40 anos Manoel Ramos
07/11/1892 Emma Pedro Dandaro Maria Thomazini 8 dias
24/11/1892 Luigi Marchesini Marchesini Momalo Ramo Dipalo, Rovigo, Italia 54 anos
22/04/1893 Jose Morgatto Jose Morgatto Maria Fagiar Portugal 40 anos
18/07/1893 João Aldigueri Desconhecida Verona, Italia 64 anos Paschoa Pavan
25/07/1893 Orlando Fioravanti Barotti Angelica Cérada 10 meses
27/08/1893 Giacomo Basilio Belai Judith Gobi 8 anos
02/09/1893 Sebastiana Barini Irmundo Dulfin Margarida 4 meses
06/09/1893 Antonio Antonio Silverio Josephina Gobata 2 meses
26/01/1901 Pontero Victorio Pontero Eduardo Peleguini Maria 5 anos
01/11/1893 Thereza Andreosi desconhecida 34 anos Nicola Andreosi
22/11/1893 Leticia Pedro Milano Eugenia (falecida) 8 anos
10/02/1894 Giacomo João de Almeida Emilia Augusto 4 meses
16/03/1894 Antonio Angelo Schiaro Dominiana Carolina 11 meses
20/03/1894 Marianna Tedeschi desconhecida Polonia 44 anos Miguel
24/03/1894 Eliza Matheus Cabeça Maria Teixeira 15 meses
26/09/1893 Ainda Pedro Dandaro Maria Thomazo 13 dias
09/04/1893 Helena Beduino Redegildo Liga Philomena 13 dias
10/04/1893 Jose Jesuino Mendes Maria de Jesus Torres 14 meses
26/05/1894 Manoel Alves Ferreira Jose Alves Ferreira Maria de Jesus 22 anos
13/06/1894 Amabile Antonio Tomazella Luiza Bellarim 1 ano
02/08/1894 Victorio Marcos Giacomini Augusta Thomazelli 3 dias
03/06/1893 Jose Virgilio de Souza Aveiro Antonia Delgado 6 meses
26/01/1895 Rosa Miguel Marchesin Luisa Dalmignani 8 dias
15/11/1894 Angelo   Jose Zanese Joanna Massarioli 14 meses
19/11/1894 Bernardo João Pasquoni Angela Zurchetti 11 meses
25/11/1894 João   Perede Angelo Fortunata Toza 2 anos
25/11/1894 Mario Luiz Moretti Rosa Salvi 1 ano
25/11/1894 João Perede Angelo Fortunata Toza 2 anos
25/11/1894 Mario Luiz Moretti Rosa Salvi 1 ano
10/12/1894 Luiza Vendruscolo desconhecida 43 anos Antonio Della Rizza
19/12/1894 Rosina Vicente Vermuzzo Paula Contieri 15 dias
27/03/1895 Angelina Pedro Graton Maria Capello 17 meses
06/04/1895 Bincoletto Jose desconhecida Italia 38 anos Furlan Joanna
07/04/1895 Francischite Elisa desconhecida Rovigo, Italia 45 anos Antonio Mattioli
01/05/1895 Maria   Lourenço Laveza Marchetta Ludovica 15 meses
25/06/1895 Cavalheiro João Cavalheiro Ernesto Emiliana Cavalheiro 12 anos
14/08/1895 Francisco Terche desconhecida 57 anos Angela Terche
08/09/1895 Roza Martini desconhecida 25 anos Antonio Martini
02/10/1895 Costo Elisidoro desconhecida Parma, Italia 63 anos Anna
31/03/1894 Virginio Beraci Francisco Beraci Felicita Beraci 15 meses
21/08/1894 Angelo Benetti desconhecida 47 anos Pelloti Thereza
23/08/1894 Jeronymo Barcellos 72 anos Cortero Thereza
22/09/1894 Maria Cyritto Zanarotti Giola Gianetta 7 meses
17/10/1894 Ilvia Modelli Lourenço Pagnieri Luiza 3 meses
27/04/1901 Maria da Gloria Florindo Joaquim Maia Maria Joanna Ferreira 5 meses
18/06/1901 Angela Romanello desconhecida 36 anos casada
19/08/1901 Virginia Cazaro Abrahão Sbatini Regina 22 meses
14/10/1901 Segantini Angelo desconhecido 60 anos Marehita Santa
10/10/1901 Doralice Celini Tulio Maria Tulio 4 anos
17/10/1901 Guiomar Thomaz Brandão Zeferina Brandão 20 meses
16/11/1901 Amabile Rossini Antonio Nibale Ernesta 40 dias